terça-feira, 12 de julho de 2011

Ser líder

Saber ouvir é uma virtude inerente ao cargo de liderança. Todo líder deve ter empatia antes de criticar, reclamar ou cobrar seus colaboradores. Certamente que chegar à empresa, num dia em que todas as reuniões deram errado, que o melhor contrato foi cancelado e ainda encontrar problemas com o colaborador, ou com aquele serviço que não ficou pronto a tempo pode tirar qualquer um do sério, menos o líder. É claro que não estamos falando aqui que o líder deva ignorar seus problemas, suas dificuldades ou fracassos. Mas a liderança deve ser antes de tudo uma prática constante de paciência, disciplina, autoconhecimento, comunicação e bom relacionamento, e como disse Pierre Marivaux saber ouvir é quase responder. Problemas existem e sempre existirão desde o menor ao mais alto escalão da organização, mas saber lidar com eles é o segredo da boa liderança. Ter habilidades não só para administrar pessoas, mas também para conduzi-las a fazer aquilo que precisa ser feito, da melhor maneira possível, conhecendo os anseios e as expectativas de cada colaborador com relação não só a organização, mas também de seu líder.


Também vale ressaltar que liderança é desejar ser líder, pois exige muito esforço e dedicação, mas ainda não existe um manual pra se tornar verdadeiro líder, o que existem são histórias e cases capazes de nos fazer refletir sobre nossas atitudes, para assim escolher praticar ou não bons hábitos de liderança. Real mesmo são as cobranças e responsabilidades que a partir do momento em que se assume este compromisso, seja em qual situação for o líder deve estar preparado para assumir riscos e tomar pra si todo o ônus de uma tarefa eventualmente fracassada. Deve ainda ser um exemplo de responsabilidade, ética e autoconfiança afinal de contas ninguém quer ser liderado por alguém incapaz de responsabilizar-se por algo, ou por alguém, que não tenha atitudes éticas e nem coragem para encarar os desafios propostos a uma verdadeira equipe.

Por tanto, quem não liderança vai muito além dos livros e do querer. Ser líder é uma prática constante de liderança.

Nenhum comentário: