terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio

Faz muito tempo que a maioria de nós, adultos, não comemora o Dia do Índio. E às vezes até esquece. o que certamente lembramos é daquela época em que a professora Mariazinha, Terezinha, Gracinha, levava pra sla de aula alguma tinta e alguns badulaques pra nos enfeitar de pequenos índios. Também, pouco nos foi dito qual o verdadeiro significado desse dia, que deu ao povo índigena uma data de comemoração.

Curiosamente, lá por volta de 1940, acontecia no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que deveria contar com a presença de autoridades governamentais dos países da América, além de vários líderes indígenas. No entanto, os índios não compareceram ao primeiro dia do evento (e com toda razão - eles foram perseguidos e usados como escravos durantes anos pelos chamados "homens brancos"). Mas, depois de algumas reuniões entre os líderes indígenas convidados, estes ressolveram se fazer presente no segundo dia do evento, que foi justo no dia 19 de abril de 1940. Assim em 1943, o então presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei 5.540 resolveu instituir também no calendário brasileiro, a data comemorativa de 19 de Abril como o Dia do Índio (data já comemorada no continente americano).

Comemorar esse dia deve ser não só pintar a cara e colocar uma pena na cabeça, mas sim momento de  recuperar a verdadeira história de um povo que nos deixou muitos legados, é denunciar o descaso que muitos governantes, empresários e até mesmo nossa "humilde burguesia" têm para com as nações indígenas até hoje.

Não podemos esquecer que fazemos parte dessa história, que vivemos com suas memórias diariamente. Muitos são os estados e cidades que possuem nome de origem indígenas, entre eles  Pará,  Paraná, Araraquara, Piratininga, Mogi Mirim,com muitas de suas principais avenidas, ruas e bairros com nomes como Mundurucus, Tupinambás, Embu, Itaquera, Tatuapé, Vila Guarani enfim...

VIVA DIA DO ÍNDIO!! VIVO SEMPRE NA HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO!

Nenhum comentário: