sábado, 10 de julho de 2010

Unimed Macapá Novela ou Drama mexicano?

Primeiro vou falar das novas regras para os planos de saúde, que começaram a vigorar desde o último dia 7, estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e depois quero tratar do atendimento, ou melhor, do péssimo atendimento que temos que engolir no Plano de Saúde da Unimed Macapá.

Desde o dia 7 de julho deste ano os planos de saúde tornam-se obrigados a ampliar coberturas a alguns especialista, que antes tinham uma quantidade máxima estabelecida para ser ser utilizado por ano.

Agora com a nova Lei ficou assim:

CONSULTAS AMPLIADAS:(ano)

Fonoaudiólogo de 6 para 24
Nutricionista de 6 para 12
Terapia ocupacional de 6 para 12
Psicólogo de 6 para até 40

Cirurgias por vídeo no torax: são 26 novas cirurgias cobertas por esse método;

Exames laboratoriais: mais 17 exames adicionados a listagem;

Exames de genética: alterações cromossômicas em Leucemia;

Promoção à saúde e prevenção de doenças;

Transplante de medula óssea;

Saúde mental: o atendimento de hospital dia, tornou-se ilimitado, como alternativa a internação;

Odontologia:ao atendimento se inclui colocação de coroa e bloco;

Novas tecnologias, como: PET- SCAN oncolólico e oxigenoterapia hiperbárica.

PET- SCAN oncológico:Indicado no tratamento de câncer pulmonar,de células não pequenas. Também aplicado no tratamento de Linfomas.
OXIGENOTERAPIA: Aplicá- se ao tratamento de doenças no caso em que o maior aporte de oxigênio, é benéfico.


Bem, agora tratemos a novela/drama da Unimed Macapá...

É fato que quem experimenta o que é bom não se contenta com qualquer coisa.
E quem conhece o serviço da Unimed em outros estados, sabe bem do que estou falando.

Como cliente da Unimed há alguns anos, posso dizer que aqui no Amapá é que encontrei o que há de pior em atendimento aos serviços oferecidos pela Unimed. Sabemos que em cada estado é uma Associação diferente, uma Diretoria diferente, mas no geral é o nome da Unimed que cada Associação carrega nas costas. E acho que como em toda grande empresa que tem nome e respaldo no mercado, deveria ter um padrão de qualidade no atendimento para poder continuar carregando o nome da organização.

O que se vê aqui na Unimed Macapá é um descaso total com o atendimento aos clientes. Todos sabemos que quando se procura por um médico, um especialista, certamente é porque se precisa desse tipo de atendimento, e o que se vê é que pra ser atendimento pelos especialista (ginecologista, pediatra, gastro, cardiologista, etc,etc.)você precisa esperar pelo menos 8 dias pra conseguir uma consulta, quando não você liga numa terça-feira para solicitar uma consulta e a atendente te diz que você precisa na próxima segunda-feira porque eles só agendam consultas na segunda. E é aí que entra aquela perguntinha básica: qual é o convênio?
E se a sua resposta for UNIMED, viiiixi. Há três respostas básicas:

Olha o Dr. Fulano não atende mais UNIMED, e o Dr. Ciclano só atende um numero limitado e não tem mais vaga.

E a explicação que os consultórios dão?? É que a UNIMED MACAPÄ é boa pra cobrar dos Médicos Cooperados, mas é péssima pra fazer o repasse do valor das consultas. Enfim, quem sofre as consequências de uma má administração, somos nós os clientes. E cada vez maistem sido difícil marcar consultas, fazer um exame.

Esta semana tentei marcar médico cardiologista, liguei para alguns médicos ,pelo menos, uns cinco, e simplesmente não consegui, e cada um deles nos mesmo motivos que citei lá emcima. Pra se ter uma idéia tenho um amigo que está doente e não tem plano, e ele já conseguiu marcar as consultas com os especialistas que precisava em hospitais públicos.
Isso chega a ser uma palhaçada e que me consola é que estes planos de quinta, vão ter que obdecer normas padrão, entre elas agendar rapidamente consultas dos pacientes, uma vez que são particulares.

Só pra constar, na segunda-feira dia 12/07 vou procurar a UNIMED MACAPÁ e dessa vez quem vai escrever o capítulo dessa Novela mexicana sou eu e pra eles vai ser um verdadeiro drama, pois vou acionar Procon, Ministério Público e o Presidente da República(kkk), mas vou me consultar esta semana.

Pode deixar que vai ter o capítulo 2.





Se o seu plano de saúde ainda não cobre os procedimentos mínimos, denuncie. A ONG Saúde Legal pode dar respaldo jurídico gratuito

15 comentários:

Ivan Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan Daniel disse...

Também somos clientes Unimed Macapá e conhecemos todas essas dificuldades, principalmente marcação de consultas pediátricas. Todo mês é uma dificuldade, tenho que ir bem cedo na porta do consultório pra quando abrir ser logo atendido, porque quando ligamos na hora que abre, já está praticamente cheia a semana da médica. Como pode isso? Quantas ligações foram feitas em poucos minutos?
Mas como filho e irmão de médicos cooperados da Unimed Macapá, sendo que meu pai ocupa hoje o cargo de superintendente na cooperativa, queria também dar uma informações sobre a empresa Unimed Macapá.
Esta gestão atual foi eleita em dezembro de 2009, sendo uma chapa de oposição ao grupo que vinha há muito tempo administrando de forma amadora a cooperativa, e o resultado dessa má gestão todos os usuários conhecem muito bem.
A atual diretoria encontrou uma empresa quebrada, cheia de processos e dívidas trabalhistas, sem nenhum tipo de planejamento estratégico, com instalações de uma unidade completamente fora dos padrões admitidos pela vigilância sanitária, e não se sabe como vinha todo esse tempo tendo sua licença renovada, uma empresa cheia de cooperados que não produzem absolutamente nada, mas que continuavam cooperados apenas para usufruir de descontos na utilização dos serviços por seus "dependentes". E pra tu teres uma idéia do amadorismo das gestões anteriores, Tatiana, a Unimed Macapá nunca trabalhou seu marketing de verdade. Nunca procurou conhecer seu mercado pra poder se posicionar de forma adequada diante da concorrência.

Ivan Daniel disse...

Foi contratada uma consultoria pra fazer um levantamento de toda essa situação, e traçar um plano de recuperação da empresa. Nesse levantamento, feito no início de 2010, achei interessante a questão do marketing. Como pode uma empresa como a Unimed Macapá não perceber que possui muitos clientes da faixa etária mais velha, e que esses planos são mais utilizados do que os das faixas etárias mais novas, gerando mais custos pra empresa, e nunca procurar entender o por quê? Isso acontece porque o PAS, do São Camilo, coloca o preço desses planos lá no alto, forçando essa faixa etária mais velha a procurar o plano da Unimed Macapá. Com isso o PAS fica com mais clientes das faixas etárias mais novas, que geralmente não utilizam tanto o plano, e assim a empresa recebe mais do que gasta. Basta estudar o mercado.
Faz parte das metas da atual gestão construir um grande hospital próprio, porque há um gasto enorme com a utilização de outros hospitais ou clínicas.
A falta de produção por parte de muitos cooperados também faz parte dos problemas para serem resolvidos, mas não tenho informação sobre isso ainda.
O que eu sei vem de conversas com meu pai. Sou usuário do plano Unimed e fico indignado também com a falta de respeito com os clientes por parte de alguns cooperados e seus funcionários. Também com o péssimo serviço e atendimento dos funcionários diretos da Unimed, seja no prédio administrativo ou no hospital. A diferença é que agora eu posso reclamar direto pra quem precisa saber.

Ivan Daniel disse...

O pior de tudo foi tomar e dar conhecimento aos cooperados que a autorização de funciomaneto pela ANS estava em processo de extinção, por total incompetência e negligência de administrações anteriores. O que fazer? Tentar salvar a Unimed Macapá ou fechar as portas de vez? Todo o patrimônio da Unimed Macapá, incluindo a carteira de clientes, não pagaria a dívida total da empresa.
Em uma assembléia geral tensa dos cooperados tudo isso foi apresentado, e apesar de ter havido muita discussão e confusão promovida por cooperados que só queriam tumultuar, foi decidido que a Unimed Macapá continuaria a operar. Pra isso, a atual gestão precisa de tempo para trabalhar e mostrar resultados, e o primeiro passo é resolver os problemas críticos.
Conseguiram junto à ANS a renovação do registro da cooperativa, estão tentando resolver os processos trabalhistas, e estes precisam de uma atenção muito especial. A Unimed Macapá foi muito acionada na Justiça Trabalhista, possui inúmeras causas entre perdidas e ainda em andamento que caminham para condenação, na grande maioria dos casos por falta de registro de horários de trabalho ou desvio de função. As ações trabalhistas em desfavor da Unimed Macapá respondem por grande parte da dívida da empresa, e isso por falta de profissionalismo das gestões anteriores.

Dulcivania Freitas disse...

Acho muito bom que você relate este assunto no blog, inclusive postando o link lá no twitter. Vou acompanhar o desfecho. Outra coisa muito desagradável em Macapá é que nenhum médico, nenhum mesmo, marca hora de consulta. Todos é por ordem de chegada, eu tenho ódio disso, pq simplesmente perdo uma manhã ou uma trade inteira. E o pior de tudo é que todo mundo "acostumou" com essa grosseria e nem reclama.
Bjs.

Tatiana Costa disse...

É Ivan, pelo visto essa novela tem capítulos ainda muito obscuros, só espero que o desfecho não prejudique os mocinhos da história.

Vamos ver onde isso vai dar, tô afim de botar a boca no trombone mesmo. E ainda mais sabendo de tudo isso. Acho até que vou lançar uma campanha.rsrs.

Tatiana Costa disse...

Du, vou postar no twitter também , vamos lá fazer barulho com essa história, pra ver o desfecho dessa Novela.

Dulcivania Freitas disse...

Cruz credo! eu escrevi "perdo uma manhã..." logicamente foi um lapso enorme de desatenção, claro que eu sei que o correto é "perco uma manhã...". Peço desculpas aos leitores pela lomba.

Kiara Guedes disse...

Tati, todos que possuem plano unimed, infelizmente conhecem ou já foram protagonista dessa novela. Isso sem falar dos médicos despreparados que atendem no hospital da Unimed Macapá. Eu já fui diagnosticada erroneamente e claro, foi aquele Deus nos acuda. Ele acodiu, pois ainda etsou aqui, mas sabemos de casos bem piores. Minha cunhada acabou de ter neném e teve que ir pra casa antes da hora por causa de uma obra no meio do hospital sem nenhuma barreira que separasse toda a poeira dos pacientes... e por aí vai. Aguardo o próximo capítulo da sua novela!

Eliane disse...

Hummm... Tenho minhas histórias cabeludas tbm envolvendo a Unimed, mas nem vou contar... Mas, acho que precisamos fazer algumas coisa. Deixar nosso comodismo de lado e comprar essa briga, afinal de contas pagamos. E não é nada barato. Em casa, somos eu, minhas duas filhas e minha mãe!! Uma fortuna! Por que funciona nos outros lugares e aki não pode funcionar?

Miah Tossani disse...

Boa Noite,
encontrei seu blog por acaso.
Eu tambem tenho muito o que reclamar
fiquei indignada ao saber que minha psicologa esta tentando cadastrar-se para atender pela unimed e eles nao
querem realizar o cadastro da mesma.
Necessito de terapia e toda semana tenho que arcar com a despesa de 120,00 reais, exatamente 120,00 por semana, 480 por mes e todo mes meu pai paga o plano da unimed.
É inconsebivel a Unimed nao tendo psicologo recusar-se a cadastrar médicos.

Léo disse...

Atualmente estou em Fortaleza e é incrível a facilidade que encontro por aqui - os melhores médicos e os melhores hospitais a qualquer horários... Sou daqui e moro a 3 anos ai, mas as vezes, apenas por causa desse motivo, tenho vontade de voltar...Tenho 2 crianças que quando adoençem... meu Deus! Descobri hoje que estou com uma gastrite leve e também 2 pedras na vesícula e tô indo para MCP no domingo, portanto, creio que vou sofrer um pouco e esperar minhas próximas férias para fazer tudo por aqui mesmo... Se alguém conhecer um bom gastro em MCP, agradeço!

Unknown disse...

Nossa, to pagando o plano a dois meses e agora estou até com medo de continua nela, já que o plano aqui é tao ruim!!!!