segunda-feira, 8 de junho de 2009

Empurre sua vaquinha!

Ouvindo causos esse final de semana, guardei um que podemos usar como lição...

Certo dia dois monges de passagem por uma cidadezinha avistaram um senhor muito alegre que morava com sua esposa e filhos numa pequena casa num terreno cercado de arame. E tudo que ele possuía era uma vaca, e nada além dela.

Um desses monges chegou até o alegre senhor e perguntou: Como o senhor faz para viver e alimentar sua esposa e suas crianças?

Ah, eu tenho essa vaquinha aqui que eu tiro o leite e dou pras crianças, e o que sobra eu levo pra vender lá na cidade. E assim ‘nós vai vivendo’.


Saindo dali, o monge mais velho disse ao monge mais novo:

- Vai lá empurra a vaca desse homem barranco abaixo.
E o monge mais novo todo nervoso...


- Mas senhor nós vamos matar essa família de fome!! A vaca é a única coisa que eles tem!
E o monge continuou...

- Vai lá e empurra que eu to mandando.

E cumprindo as ordens do monge mais velho, ele foi lá e empurrou barranco abaixo a única vaca do pobre senhor.


Os anos se passaram e aquele jovem monge nunca esqueceu aquela família. Depois de formado e agora um padre, voltou aquele lugar para tentar se redimir e ajudar aquelas pessoas.

Chegando ao local onde ficava a casa, encontrou ali uma grande mansão, com muitos gados, um belo carro e uma guarita com um porteiro. E pensou:

- Poxa que mal que eu fiz, aquela família deve ter vendido sua terra pra sobreviver ou morreu de fome.


Então, resolveu aproximar-se do porteiro e indagou:

- O senhor poderia me dizer onde eu encontro uma família que morava aqui há uns dez anos atrás? Eles ainda moram aqui por perto?

O porteiro então disse:

- Aqui nunca mudou de dono não Senhor. Ainda é a mesma família que sempre morou aqui.
E abismado o monge perguntou se poderia então falar com o dono da mansão.


O porteiro interfonou e logo depois mandou o padre entrar...

O padre entrou e encontrou na sacada o dono da fazenda e logo foi dizendo:
- Olá, não sei se o Senhor lembra de mim, eu estive aqui há uns 10 anos atrás com outro monge...

E o dono da mansão então reconheceu o monge e disse:


- Claro que lembro.

E o padre disse:

- E o que aconteceu por aqui nesse tempo? Estou vendo que muita coisa mudou por aqui.
E o dono da mansão foi logo relatando:


O senhor nem sabe seu Padre. Logo depois que vocês foram embora me aconteceu uma desgraça. A minha vaquinha caiu ribanceira abaixo! Eu fiquei desesperado, não sabia como ia fazer pra dar de comer pros meninos. Fui até lá embaixo, cortei a carne da vaca, alimentei os menino e o resto eu levei pra vender no mercado. Vendi toda a carne, mas como eu ia fazer pra sustentar a família?

Foi aí que resolvi comprar umas sementes pra fazer uma plantação. Plantei umas mudinhas de feijão, de milho...

Aí a plantação foi crescendo, eu fui vendendo lá pra cidade, e precisei arrumar as terra pra plantar mais. Comprei uns boizinhos pra produzir esterco, pra melhorar o adubo. Depois eu precisei de um carro pra levar a plantação lá na cidade e assim as coisas foram crescendo e eu construí isso aqui tudo.

Seu Padre, foi uma desgraça perder aquela vaquinha, mas se ela não tivesse se estatelado lá na ribanceira eu estaria do mesmo jeitinho que o senhor me viu há 10 anos atrás.

E aí, será que não está na hora de você empurrar a sua vaquinha?

2 comentários:

Dulce Miller disse...

Na maioria das vezes a gente se acomoda mesmo...
Tô precisando empurrar minha vaquinha também! :D

Beijos!

Tatiana Costa disse...

Pois é Du, a gente as vezes só precisa abrir um pouquinho os olhos pra perceber que estamos precisando empurrar nossa vaquinha.
Ah se precisar de ajuda eu te ajudo a empurrar a vaquinha, rsrs, Abços